[sei-negocio] Bloqueio automático do Java no Firefox e Chrome

Carlos Eduardo Araujo Vieira carlos.vieira em planejamento.gov.br
Segunda Março 27 14:04:09 BRT 2017

Prezado Leonardo,

Esclarecendo o trigger não é o mês mas sim que as novas versões não darão mais suporte ao Java Applet. O suporte ao Java Web Start ainda existe. E isso vem sido anunciado faz alguns anos. [1] [2] [3]

Não sei sobre a alternativa que o SEI dará mas já teria que estar pronto para não sofrer esse problema. Mas pelo manual do seiatos [4] a versão suportada dos browsers são versões bem antigas como o IE 6 , 6.5(?) e 7 e Firefox 3.5 e Chrome 5. Todos esses sem suporte dos respectivos fabricantes.

A alternativa mais rápida seria trocar o Java Applet por um Java Web Start. Esse mudança é simples mas não sei se vai ser feita. Eu mesmo em 2010 fiz um programa em Java usando Web Start e foi bem simples de realizar [5] [6]. O problema seria o ICP-Brasil que não possui a instalação dos seus certificados de forma automática e disse, no último encontro do SISP, que nem vai se movimentar para realizar isso [7] [8].

Atenciosamente,

Carlos Vieira

[1] https://blog.mozilla.org/futurereleases/2013/09/24/plugin-activation-in-firefox/

[2] https://blog.mozilla.org/futurereleases/2015/10/08/npapi-plugins-in-firefox/